Dicas dos nossos Veterinários

 

A saúde dos nossos companheiros é levada muito a sério pela Sociedade Protectora dos Animais, por isso decidimos proporcionar uma rápida consulta online acerca das perguntas mais frequentes que os nossos sócios nos fazem.

Aqui pode encontrar esclarecimento para algumas das suas dúvidas relacionadas com a saúde e bem estar do seu animal de estimação.

 

 

FIV

Vírus de imunodeficiência felina

 

Em primeiro lugar, o FIV (vírus da imunodeficiência felina) não deve ser confundido com FeLV (Leucemia Felina) - trata-se de dois vírus diferentes.

 

São muitas vezes mencionados juntos, devido ao kit de testes realizados por veterinários, mas diferem muito na forma como afectam os gatos, e a sua longevidade.

 

Enquanto o FeLV é um risco grave para a saúde e longevidade dos gatos, o FIV não é.

 

O Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) tem sido associado a gatos há muitos anos, embora tenha sido identificado como tal apenas em 1986. O vírus esgota o número de células brancas do sangue, que eventualmente torna o gato menos capaz de combater infecções. No entanto, por se tratar de um vírus de acção lenta, muitos gatos FIV+ podem desfrutar de uma vida normal, sem problemas de saúde aparentes decorrentes do vírus.

O FIV é uma espécie específica de vírus. Só pode ser transmitido de gato para gato, e não para os seres humanos ou outros animais.

O FIV pertence ao mesmo grupo do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e por esta razão tem recebido uma atenção muito maior. A simples menção de FIV, e o facto de ser erroneamente conhecido como "SIDA felina", aterroriza desnecessariamente muitos donos de gatos, por isso, vale a pena "perder" um bocado de tempo analisando os factos desapegadamente. Em primeiro lugar, as estirpes virais utilizadas em laboratórios experimentais eram muito virulentas, e muita informação anteriormente publicada baseia-se nestes estudos. No entanto, as estirpes do FIV em gatos que vivem vidas normais tendem a ser muito mais benignas, e podem nunca causar a doença.

 

 

Para mais informações, clique Aqui!